Filarmônica e resgate da cidadania

Como esse domingo é dia do Projeto Música na Igreja, não custa nada lembrar, aqui, a última apresentação que assisti na Igreja da Madre Deus, no bairro do Recife (que os órgãos oficiais de turismo costumam chamar de Recife Antigo). Estive lá no dia 1 de outubro, para conferir o concerto da Orquestra Filarmônica Cristã de Pernambuco.

E gostei do que vi.  Ou melhor, do que ouvi. A Filarmônica é formada por 35 crianças e adolescentes, que são alunos da escolinha de música mantida pela Igreja Batista de Campo Grande. Mas a  sede da escola fica em Olinda. Os músicos são de áreas carentes da Zona Norte da Região Metropolitana do Recife.

O foco do trabalho da Orquestra é o resgate da cidadania de meninos e meninas em situação de risco, por meio da prática musical. A música em particular – e a cultura de forma geral – tem se mostrado como uma das ferramentas mais eficientes para reforço da auto estima de jovens residentes em áreas de risco não só do Recife como em várias cidades brasileiras. Confira no vídeo do #OxeRecife parte da apresentação da Filarmônica Cristã, na última edição do Projeto Música na Igreja. E haja Feira de Mangaio.

 

Leia também:
Hoje tem projeto Música na Igreja
Não perca hoje o Música na Igreja
Orquestra Filarmônica na Igreja
Com Hans, entre o barroco e o rococó

Texto, fotos e vídeo: Letícia Lins/ #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *