Caju movimenta Porto Gastrô

Alguém aqui no Recife já comeu fritada de maturi, moqueca de caju, carne de caju ou saboreou o doce mel artesanal do fruto, produzido pelas mulheres da praia de Icapuí, no Ceará? Este parece com mel de engenho, só que extraído do caju e, portanto, com um sabor bem diferente daquele produzido a partir da cana. E é uma delícia para se tomar com sorvete de creme. Por que falo nisso? Porque até o próximo dia 10 de dezembro acontece na Praia de Porto de Galinhas o Festival Porto Gastrô, que esse ano entra em sua sétima edição. E o ingrediente tema de 2017 é justamente o caju.

A julgar pelo cardápio, acredito que nossos especialistas ainda têm muito a aprender  com os cearenses, quando o assunto é o  uso das fibras do caju, que servem para tudo, inclusive para fazer bifes. Mesmo assim, os pratos que usam o fruto como um dos ingredientes, no Porto Gastrô parecem estar deliciosos. Olhem só as cores e sabores dessas duas fotos. Quem estiver saindo do Recife para Porto de Galinhas, aquele paraíso do Litoral Sul, pode saborear pratos não totalmente feitos à base do fruto, sem que, em muitos casos, ele seja o ingrediente principal. Mas que de alguma o outra forma, ele aparece. O Festival acontece em 21 restaurantes daquele balneário, e é realizado pelo Sebrae em Pernambuco em parceria com a Associação Porto da Boa Mesa.  Entre os restaurantes que participam do Porto Gastrô estão: Beijupirá, Café da Moeda, Moinho do Porto, Caldinho do Nenên, La Creperie, Domingos, Pousada Ecoporto, Itaoca, João Restaurante, Mardioca, Muganga Bistrô, Peixe na Telha,  Pousada Tabajuba, Restaurante Pitanga entre outros.

Caju é estrela da festa de Porto Gastrô, na praia de Porto de Galinhas, Litoral Sul.

De acordo com a analista do Sebrae em Pernambuco, Kátia Georgina, no 7ª Festival Porto Gastrô haverá um guia gastronômico, no qual cada constam restaurantes participantes, sendo que cada um elaborou prato exclusivo para o evento com a fruta tema. “O segmento de gastronomia é muito forte na região e a nossa intenção é formar os participantes da região para oferecerem um serviço diferenciado e ressaltar a culinária da região, que tem como base frutos do mar e frutas típicas do Nordeste”, explica.

Simultâneo ao evento haverá outras ações para movimentar a região, como apresentações de blues e jazz que acontecem no restaurante Café da Moeda. No dia 1ª de dezembro, às 22h, o grupo Uptown Blues Band sobre ao palco para animar o público. Já no dia 8 de dezembro, no mesmo horário, o show fica por conta do Mr. Trio. Outra atração é a A Arena Gastronômica, situada na Avenida das Piscinas Naturais, que vai oferecer oficinas gastronômicas com chefes pernambucanos e degustações durante os 11 dias de festival. As capacitações acontecem todos os dias às 19h. Para participar é só se inscrever no local do evento a partir das 18h30.

Leia também:
Segurança preocupa no litoral Sul
Litoral Sul terá área de proteção marinha
“Recife Mais Cultura” em Boa Viagem 
Mais proteção para Litoral Sul
Boa Viagem com a cor do PSB

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação/ Guia Porto Gastrô

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.