Aula de história lúdica e divertida

Ele é professor da Rede Pública de Ensino. Ela, professora universitária. Ambos são mestres em Literatura pela Universidade de Pernambuco. Valter Cavalcanti Costa é autor de O Velocista, livro que ganhou o Prêmio Pernambuco de Literatura. Ela já apareceu no livro Chuvas Literárias, onde publicou um dos seus primeiros contos. Os dois juntaram trabalho e conhecimento, e estão lançando Marlinda: Em diálogo de amor entre suas cidades.   É um livro didático enfatizando a história do Recife, Olinda, Pernambuco, Brasil. A “viagem” é feita com dois cicerones bem especiais: Marquinho Zero Mil e Linda da Sé. Na terça-feira, os dois autores estiveram em Nazaré da Mata, para lançar o livro no campus da UPE na Mata Norte, que fica naquela cidade, localizada a 65 quilômetros do Recife.

O livro já foi apresentado na XI Bienal Internacional do Livro, e até o início de dezembro será alvo de tardes de autógrafos, debates e discutido por educadores. “É didático e lúdico, e descreve símbolos cívicos, pontos turísticos, bandeiras, brasões, selos, tudo de forma divertida e colorida, para estimular a imaginação da criança”, diz ele. Marlinda conta com recursos de quadrinhos – os personagens se falam por balõezinhos como naquelas revistas – para facilitar a leitura e vem com descrição audiovisual, para pessoas cegas ou com baixa visão. Ao final de cada capítulo, a aprendizagem é reforçada, através de exercícios.  Lançado este ano, o livro ainda não chegou às salas de aula, mas já pode ser encontrado nas livrarias. Tem versões instrumentais para movimentar a sala de aula e um divertido karaokê.

Após ser autografado em Nazaré da Mata, ele começa, agora, percurso no Recife. Depois ter feito o maior sucesso na Bienal e do lançamento no interior, ele segue roteiro no Recife e em Olinda. Anote na agenda, então. No Recife, terá tarde de autógrafos na Livraria Praça de Casa Forte, às 16h do dia 19 de novembro. A 23, ele será lançado no Seminário Literatura, Sociedade e Memória, que acontece na Fundação Joaquim Nabuco, em Casa Forte. O horário do lançamento será 15h30m. E em 1 de dezembro, Marlinda ganhará manhã de autógrafos, às 11h, no Caic de Olinda. O livro tem ilustrações de Vicente Simas, foi editado pela Cepe e custará R$ 35. Uma dica boa para professores da rede oficial e particular de ensino em Pernambuco.

Leia também:

Aprenda o Bê-a-bá do Baobá
Livro conta lendas do Sertão
Crianças confeccionam livros na LBV
Livros artesanais são destaque em escolas públicas do Recife
Ilustrações de livros infantis no Sesc
Faltam bibliotecas para estudantes
Cultura negra valorizada na escola

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife Foto: Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *