Idosos encenam anos de chumbo

Senhoras e senhores, hoje tem espetáculo. E com “artistas” bem especiais. Eles integram o Grupo Bela Idade, do Sesc de Santa Rita, que é formado por alunos-atores de 59 a 92 anos. E encenam, às 10h, a peça Retratos de uma Lembrança Interrompida, que faz um recorte histórico da ditadura do Brasil, no período que vai de 1964 a 1985. A peça foi construída a partir de memórias dos integrantes do grupo. Serão apenas duas apresentações, uma delas nessa terça-feira. A outra será no próximo mês.

A primeira será às 10h de hoje no Teatro Marco Camarotti, no Sesc Santo Amaro, na área central da cidade. A segunda ocorre a partir das 16h do dia 14 de novembro, no Teatro Santa Isabel, no bairro de Santo Antônio, Centro. Para as duas sessões, a entrada é gratuita. Dirigida por Anderson Damião e Marcos Medeiros, a encenação dura 50 minutos com oito atores se revezando no palco. E faz um resgate das memórias pessoais dos artistas, que vivenciaram a época conhecida como “os anos de chumbo”.

“Foi um exercício até doloroso para eles. Queremos dar voz a esses personagens que são reais e, por isso, trazem emoções ainda mais verdadeiras”, conta a professora de Artes do Sesc Santa Rita e orientadora pedagógica do projeto, Emanuella de Jesus. O grupo, formado por pessoas com mais de 50 anos, não se resume a atividades de lazer. Os encontros semanais trazem ações formativas que incitam o pensamento crítico, a fruição artística e a formação estética de pessoas que antes não se viam, com a chegada da terceira idade, inseridas na sociedade. Nessa perspectiva, eles já encenaram  antes Vamos falar de Amor (direção de Emanuella de Jesus).

Leia também:

Ilustrações de livros infantis no Sesc
Sesc prorroga expô Mão Molenga
O dia em que a morte sambou
Aqui onde nos encontramos

Serviço:

Retratos de uma Lembrança Interrompida
Data: 31 de outubro
Local: Teatro Marco Camarotti, Rua Treze de Maio, 455, Santo Amaro
Horário: 10h
Entrada gratuita

Data: 14 de novembro
Local: Teatro Santa Isabel, Praça da República, s/n, Santo Antônio
Horário: 16h
Entrada gratuita

Informações: (81) 3224-7577

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Jonas Araújo / Divulgação / Sesc

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *