Por calçadas cidadãs

Gosto muito, mas muito mesmo de andar. Não é à toa, portanto, que ao longo da minha vida, já precisei imobilizar cinco vezes o pé, quatro delas por conta de tombos provocados por buracos ou desníveis nas calçadas do Recife por onde caminho. Lembro até os locais dos quatro acidentes: Rua João Barbalho (Casa Amarela), Rua do Riachuelo (Boa Vista), Avenida Dois Irmãos (Dois Irmãos), Rua Jacó Velosino (Casa Forte), esta última em janeiro deste ano, quando fraturei a fíbula. Somente.

Em setembro, sofri novo acidente, mas foi doméstico. Pura distração. Mas é por conta das quatro experiências – nem um pouco agradáveis – que posso falar de cátedra de boas calçadas do Recife. E elas são bem raras. Mas como a gente mostra os maus, tem que mostrar também os bons exemplos. Por isso, dou nota dez para essa calçada, do Condomínio  Solar do Capibaribe, que fica na Avenida Beira Rio, na Madalena. Ao meu ver, é perfeita. Tem uma faixa verde, não há plantas inadequadas, que danifiquem o revestimento ou que atrapalhem a mobilidade. E há canteirinho, espaço para as raízes da árvore plantada perto do meio-fio.

A calçada simplesmente não possui um só buraco ou desnível. Prédios como estes mereceriam até um “agrado”, na conta do Iptu, da mesma forma que deveriam ser multados aqueles que não cumprem a lei que obriga o dono do imóvel particular a zelar pela sua calçada. Adorei esta daí. Só não sei se fica escorregadia em tempo de chuva. Mas em dia de sol, me pareceu perfeita. Viva as calçadas cidadãs. Vocês podem enviar fotos (com endereço, nome do prédio) para o #OxeRecife, que faz questão de mostrar bons exemplos de cidadania no Recife. E este é um.

Leia também:

Farmácias capricham nas calçadas
Pelas calçadas do meu Recife
Bandalha nas calçadas do Recife
Prefeitura diz que recupera calçadas

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.