As verdes ruas de Carnaíba

Eu tenho dito que o Recife é a capital nacional dos toquinhos. E é mesmo. Como vocês observam  aqui no #OxeRecife, o que a gente não deixa de ver na nossa cidade é árvore mutilada em cada esquina. E muitas morrem por conta do excesso de poda. Poda, não, mutilação.

Outras, são podadas para serem erradicadas, assassinadas mesmo. Estive neste final de semana em uma pequena cidade, chamada Carnaíba, a 406 quilômetros do Recife. No município, que fica no Sertão do Pajeú, não vi um só “tamborete”, como parecem ficar no Recife, aqueles restos dos cadáveres insepultos que a gente vê pelas calçadas. Não vi nenhuma marca de arboricídio.

Cidade pequena, no Sertão de Pernambuco, dá exemplo de arborização nas ruas, e deixa #OxeRecife encantado.

Ao contrário, o que vi foi uma cidade arborizada, nas calçadas, nas praças, nos canteiros centrais. As podas das árvores das calçadas deixam as copas bem simétricas. Isso evita que elas fiquem pendendo para um lado só e terminem por tombar.  E olhem que venta muito no Sertão. Pelo menos, neste final de semana, onde voavam as nuvens de poeira.

Confesso que fiquei muito feliz com o que vi. E pelo que se percebe, não deve ser tão difícil cuidar da arborização das nossas ruas. É verdade que é mais fácil o controle, se o espaço é menor. Mas também é verdade que o Recife tem um corpo de técnicos muito maior, e empresas terceirizadas que devem ganham um dinheirão para cuidar das árvores do Recife, e não para mutilá-las e, pior, eliminá-las a torto e à direita.

Leia mais:

População acusa arboricídio no Recife
Marcada, para morrer. Fiquem de olho.
Parem de derrubar árvores  (45)
Sementes que brotam na Zona Norte
História do Jardim Secreto para crianças

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.