Cidade assombrada no Olha! Recife

Outubro é tradicionalmente conhecido como o mês das bruxas, mas felizmente, o Recife ainda não se “americanizou” com essa história de Haloween. Até porque o nosso folclore já está cheio de histórias ótimas de assombrações. Já temos as nossas bruxas e fantasmas, e não precisamos copiar  as dos Estados Unidos. Aqui, as lendas de terror estão sempre vivas no imaginário dos moradores. Em bairros como o que resido – Apipucos – e no quase vizinho Poço da Panela, o que não falta são histórias desse tipo. O escritor Gilberto Freyre, que morou  em Apipucos, chegou a escrever um livro sobre o assunto. Agora o lado bom: o Recife Sombrio é o tema do próximo Olha! Recife, o programa de sensibilização turística da Prefeitura.

Anotem aí. Nos próximos sábados, dias 14, 21 e 28, esse será o tema do Olha! Recife. E também de um encontro de quadrinhos, promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer.  Neste sábado (14), o projeto inicia com o Olha!Recife no Rio, com o catamarã assombrado. São 100 vagas gratuitas. A saída é do Cais das Cinco Pontas, às 18h. Já no dia 21, o passeio será a pé. O roteiro começa também às 18h e passará pelo Parque da Jaqueira, Jardim do Baobá, terminando na Academia Pernambucana de Letras. Os dois roteiros terão um episódio especial: serão encenados por atores.

Já no dia 28, será realizada uma palestra e oficina de quadrinhos com os artistas Roberta Cirne e Pedro Ponzo, quadrinistas e idealizadores da página “Sombras do Recife”, que está disponível no Facebook. Os participantes poderão aprender a desenhar HQs baseado nas lendas aterrorizantes do Recife. O evento acontece no Paço do Frevo, às 10h. Para participar dos três eventos os interessados devem se inscrever no site www.olharecife.com.br sempre na sexta-feira anterior à atividade. Para o catamarã, as inscrições abrem agora, às nove horas.

Como já é tradicional, aos domingos e quartas-feiras também tem passeio do Olha! Recife a pé. No dia 15/10, o tema será as praças do Centro. O roteiro contemplará a Praça Barão de Rio Branco, a Praça da República, a Praça 17, entre outras. No dia 18/10 o tema é Cinema. O roteiro passará por vários dos locais que já foram cenários para produções brasileiras como o Baile Perfumado e Árido Movie e dos documentários Recife de dentro pra fora e O Rochedo e a estrela. São 70 vagas em cada um e as inscrições também acontecem no site www.olharecife.com.br, a partir de sexta (13).

Serviço:
Recife Sombrio
Olha! Recife no Rio (Sábado)
Dia: 14/10
Hora: 18h
Saída: Cais das Cinco Pontas (Bar do Catamarã)

Olha Recife a pé (sábado)
Dia: 21/10
Hora: 18h
Saída: Parque da Jaqueira

Palestra e Oficina de HQ
Dia: 28/10
Hora: 10h
Saída: Paço do Frevo

Leia também: 

Minha tarde no Olha! Recife
Olha! Recife extra no Sítio Trindade
Olha! Recife hoje vai pelas igrejas
Poesia e herança árabe no Olha! Recife
Com Hans entre o barroco e o rococó

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Inaldo Lins / Divulgação / PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.