Pierre Bourdieu em discussão na FDR

Um dos sociólogos mais importantes e influentes do século 20, Pierre Bourdieu (1930-2002) será tema de discussão  no Recife, através do evento Leituras sobre Pierre Bourdieu, que acontece entre os dias 25 e 28 de setembro, sob a batuta de um dos maiores especialistas brasileiros na obra do mestre francês, Rodrigo Constante Martins. Martins é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo, e ministrará conferência e minicurso sobre o filósofo francês.

A conferência e o minicurso fazem parte do Projeto de Extensão A Ufpe nasceu aqui, 190 anos da Faculdade de Direito, que surgiu sob a aba de outro importante projeto extensionista em curso na Ufpe, o Memória Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife. O Memória Acadêmica  preparou programação bem movimentada para assinalar os quase dois séculos de fundação do curso universitário mais tradicional de Pernambuco, e um dos primeiros do Brasil (foi criado por decreto imperial, justamente com o de São Paulo, em 11.08.1827).  As comemorações começaram no mês de julho. No dia 11 de agosto último, o #OxeRecife chegou a dedicar todo o seu espaço à instituição do nosso Estado, mostrando seus bastidores e fatos inéditos de sua história.

A partir do dia 25, a FDR inicia  Leituras sobre Pierre Bourdieu. O evento será aberto às 14h com palestra de Jonathan Félix Carvalho, Coordenador do Projeto A Ufpe nasceu aqui: 190 anos da Faculdade de Direito, com participação da Professora Emanuela Sousa Ribeiro, do Departamento de Antropologia e Museologia da Ufpe. Em seguida, Rodrigo fala sobre  O Espírito dos corpos na Sociologia Bourdiesiana.

Entre os dias 26 e 27 de de setembro, o professor da UFScar ministra o minicurso A Sociologia de Pierre Bourdieu. O minicurso tem carga de oito horas,  com início às 14h da terça (26) e da quarta (27). Já no dia 28 de setembro, Rodrigo Constante Martins tem encontro com pesquisadores previamente selecionados. A atividade,  intitulada Café com o especialista: Pierre Boudieu e Rodrigo Constante Martins é para convidados, mas será permitido ao público interessado participar como ouvinte.

Serviço:
Leituras sobre Pierre Bourdieu

Quando: de 25 a 28 de setembro, a partir das 14h
Onde: Faculdade de Direito do Recife, Praça Adolpho Cirne, S/N, Boa Vista
Quanto: gratuito
Inscrições: Presenciais, sujeitos à capacidade do espaço
Informações:  pelo email fbatistape@gmail.com

Leia também:
Os 190 anos da Faculdade de Direito
Relíquia achada na Faculdade de Direito
Olha! Recife é na Faculdade de Direito
Uma radiografia da Faculdade de Direito
Direito, memória, pau-brasil e violino
As guardiãs de 190 anos de memória

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *