Animais: “Eles precisam de nós”

Quem não já teve um passarinho preso na gaiola, para se dar ao “prazer” de ouvir o seu canto, mesmo sob a tortura de viver aprisionado? Tem gente que até fura os olhos dos pássaros, para que ele cantem sem parar, por não saber se é noite ou dia. Há outros que maltratam bichos silvestres, como ocorreu, no mês passado, quando maloqueiros da Zona Oeste por pouco não transformaram uma capivara em churrasco. Tem, ainda, quem devaste as matas, deixando os animais – gambás, cobras, tatus, pássaros, saguis, preguiça – sem abrigo, como está ocorrendo no município de Paulista.

Pois é bom lembrar do que vou dizer agora. Nesse domingo  (17) se comemora o Dia Nacional da Fauna, com atividades recreativas na Arena Pernambuco. Mas há uma série de outros eventos (que se prolongam até o próximo dia 25), durante a 3ª Semana Nacional da Fauna. Tudo com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da preservação das espécies. A iniciativa é da Agência Estadual do Meio Ambiente (Cprh), em parceria com Semas (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade), Plaza Shopping, Cipoma e universidades Federal e Rural de Pernambuco.

Na programação, há o seminário Avanços e Desafios da Gestão da Fauna em Pernambuco. E também a exposição Eles Precisam de Nós, no Plaza, com fotografias sobre o assunto. A mostra começa às 10h de segunda, naquele shopping. A programação inclui campanhas para entrega voluntária de animais, e temos belos exemplos de pessoas que não medem esforços, para salvar bichos que acham na rua. Os eventos ocorrem no Recife e no interior. Muito atenta à questão do Meio Ambiente, eu aqui do #OxeRecife,  registro um resumo da programação do que ocorre no Recife (embora também haja atividades em outros municípios da Região Metropolitana e no interior).  Escolha o que lhe interessa.

3ª SEMANA DA FAUNA – CPRH  –  PROGRAMAÇÃO
Domingo (17/09)

Jogo recreativo Para não ficar só na memória”, atividades lúdicas com totens dos Defensores do Meio Ambiente e campanha de entrega voluntária de Animais Silvestres
Hora; 14h às 17h
Local; Arena de Pernambuco
A campanha de entrega voluntária de animais silvestres na Arena Pernambuco seguirá até o dia 22

Segunda (18/09)
Exposição fotográfica  Animais Silvestres: Eles Precisam de Nós
Hora: 10h (abertura)
Local: Plaza Shopping (Piso L3)
A exposição ficará em cartaz do dia 18 ao dia 25, podendo ser visitada das 10h às 22h
Formação para professores de Ciências da Natureza da rede municipal de ensino do Recife
Hora: das 9h às 17h
Local: Escola de Formação de Educadores do Recife – EFER Paulo Freire – Rua Real da Torre, 299, Madalena

Terça (19/09)
Palestra: Espécies Ameaçadas do Centro Pernambuco, com o  Biólogo Glauco Pereira, do Observatório de Aves de Pernambuco (OAP)
Hora: 14h30
Local: Auditório da Semas, Av. Rosa e Silva, 1339, Aflitos

Quarta (20/09)
Seminário: Avanços e Desafios da Gestão da Fauna em Pernambuco
Hora: 14h às 17h, com inscrições gratuitas no local
Local: UFPE, Núcleo Intensivo de Atividades de Ensino(NIAT), do Centro de Biociências
Mediador: Walber Santana, Diretor de Recursos Florestais e Biodiversidade da CPRH, com Palestras, sobre  diversas ações relacionadas com a fauna silvestre.

Leia também:

Pedreiro salva capivara empurrando carro de mão por oito quilômetros
Solange e Kátia salvam iguanas
Capivara resgatada em Olinda
Capivaras aparecem no asfalto na Jaqueira
Cprh devolve 4.308 animais à natureza
Preguiça salva filhote de incêndio mesmo queimada na boca, pelos e nariz
Preguiça resgatada em alta tensão no Cabo

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Cprh / Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *