Instituto Ricardo Brennand em festa

O Instituto Ricardo Brennand está em festa, porque comemora 15 anos nesse mês. Por esse motivo, uma programação especial foi elabora para brindar os visitantes, em setembro. Entre as atividades, o público poderá conferir a apresentação do grupo pernambucano especializado em música barroca Ensemble Vocal Gárgula, além da 11ª edição da Primavera dos Museus, com encontro literário, visitas mediadas, danças circulares outras atrações.

A programação especial teve início no último dia 12, com palestra do pesquisador do pesquisador holandês Peter Van Mensh sobre “A Museologia das Coleções Privadas”. No domingo (17), será a vez da apresentação do barítono Miguelangelo Cavalcanti, acompanhado pela pianista Elyanna Caldas. Já no dia 30 de setembro, o pianista pernambucano Amaro Freitas fará um concerto apresentando o álbum Sangue Negro. Teremos, portanto, música da melhor qualidade.

Idealizado pelo colecionador e empresário Ricardo Brennand, e inaugurado em 2002, o IRB já recebeu mais de dois milhões e meio de visitantes. Localizado na Várzea, Zona Oeste do Recife, o complexo cultural se tornou um dos principais destinos turísticos do Brasil e rota de grandes exposições mundiais. Possui mais de 30 mil metros quadrados, cercados de áreas verdes, com vegetação remanescente da Mata Atlântica.

Possui obras de arte adquiridas durante cerca de 60 anos de colecionismo e está distribuída num complexo cultural que compreende a Pinacoteca, o Museu Castelo São João, a Galeria, a Biblioteca, o Parque de Esculturas dos Jardins e a Capela Nossa Senhora das Graças. Nos anos de 2014 e 2015, o IRB foi eleito o melhor museu da América Latina pelo Traveler’s Choice Museums do TripAdvisor, que é considerado o maior site de viagens do mundo. Confira a programação, para se agendar.

Serviço:
15/09 (sexta-feira) – CiME (Cinema, Museu e educação) com exibição e debate de curta-metragem em diálogo com aspectos sociais e históricos do acervo do IRB
Local: Auditório
Horário: 15h

16/09 (sábado) – Apresentação do grupo pernambucano especializado em música barroca, Ensemble Vocal Gárgula
Local: Sala do Conselho
Horário: 15h30 

17/09 (domingo) – Apresentação do barítono Miguelangelo Cavalcanti, acompanhado pela pianista Elyanna Caldas
Local: Sala do Conselho
Horário: 15h30 

19/09 (terça-feira) – Primavera dos Museus “Danças Circulares” (O encontro entre dois mundos através da magia das danças. O Brasil dos nativos e a Europa dos colonizadores experimentados através de uma vivência coletiva).
Local: Galeria
Horário: 14h

20/09 (quarta-feira) – Primavera dos Museus “Formação Turismo” (Formação voltada para os profissionais da área de Turismo promovendo o conhecimento sobre o Instituto Ricardo Brennand e suas histórias).
Local: Auditório
Horário: 14h

22/09 (sexta-feira) – Primavera dos Museus “Visitas Mediadas” (Elegendo temáticas das coleções do acervo do Instituto, serão oferecidas mediações propositivas e interativas para o público geral).
Local: Exposições
Horário: 14h

23/09 (sábado) – Primavera dos Museus “Peça a Peça: 15 anos do IRB” (O Peça a Peça, programa vinculado ao Educativo do Instituto Ricardo Brennand, apresenta nesta edição, os 15 anos do Instituto, suas memórias e sua convergência nas recordações dos seus visitantes).
Local: Pinacoteca
Horário: 14h

24/09 (domingo)
* Primavera dos Museus “Encontro Literário” (Será sobre memória, a partir da construção dos próprios moradores do bairro da Várzea)
Local: Auditório
Horário: 14h 

*Primavera dos Museus – Apresentação “Duo Colibri” com as flautistas Laurence Pottier e Daniele Cruz
Local: Capela Nossa Senhora das Graças

30/09 (Sábado) – Concerto do pianista pernambucano Amaro Freitas, que apresenta músicas do álbum Sangue Negro
Local: Sala do Conselho
Horário: 15h30

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação / Irb

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *