Palhaças invadem o Recife

Quem não gosta de morrer de rir? Dizem até que gargalhar é o melhor remédio para muitos males. Pois oportunidade de sorrir e soltar a gargalhada é o que não falta no Recife, dessa quarta-feira (13) até o dia 17 de setembro. É que o Recife está sendo invadido por… palhaças. E elas vêm de todos os lugares, pois participam do encontro PalhaçAria –  Festival Internacional de Palhaças do Recife.  Longe dos palcos e, com muita seriedade, as palhaças dizem que o evento vai desnudar “o humor feminino, com suas nuances, particularidades e riquezas, ganha corpo, voz, alma e graça” no Festival. “A ideia é ampliar a comicidade feminina”, afirma Nara Menezes, artista plástica, palhaça e curadora do evento.

A ação conta com atrações de fama nacional e internacional. Haverá mostras de trabalhos solo e em grupo, cortejo cênico, oficinas gratuitas, fórum e intercâmbio. Realizado pela Cia. Animée (da conhecida banda clownesca As Levianas), e com curadoria da própria Nara e Enne Marx , o programa atualiza a pesquisa de linguagem e apoia a cultura do riso com base na profissionalização das palhaças. Esse festival recifense segue voltado para incentivar e alojar a participação das mulheres em estado de comicidade. Estão no Recife, palhaças de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Tocantins, Alagoas, Distrito Federal e da Argentina. Além das artistas consagradas, as novatas também têm vez nessa iniciativa, que estimula a formação da palhaça e a composição de números artísticos.

Os destaques internacionais são Fuera! e Metro Y Medio, ambos da Argentina. Fuera (13/09 às 21h, no Teatro Apolo) é um espetáculo dramático de palhaça, com a atriz Letícia Vetrano. Apresenta o autoengano da protagonista, María Peligro, que não aceita a morte dos pais e finge que nada aconteceu, numa tentativa obsessiva de preservar o que foi. Mas a chave muda quando acorda no dia do aniversário e resolve dar uma guinada no próprio destino com festa e tudo. Transformar sua história triste em um delírio terrivelmente cômico é o seu presente.  Confira a programação dessa quarta-feira. Já Metro Y Medio (dia 15/09 às 21h, no Teatro Hermilo Borba Filho), com a atriz palhaça Maku Fanchulini, é baseado em ações físicas e cômicas de fácil comunicação, que levam a um fim surpreendente e inesperado. Como os dois teatros ficam no mesmo prédio, o público pode até assistir as duas peças na mesma noite. Isto é, se não tiver dor nas bochechas. De tanto rir, claro. E eu… que adoro rir, já viu, não é….

Leia também:
Jornalista, atriz, palhaça e amiga

Serviço:
PalhaçAria – Festival Internacional de Palhaças do Recife 3a. edição
Quando: 13 a 17 DE SETEMBRO 2017

Programação de hoje, dia 13 (Quarta-feira)
Abertura com o Espetáculo Cortejo Cênico Sampalhaças com Coletivo Sampalhaças (SP)
Onde: Teatro Hermilo Borba Filho, Cais do Apolo, S/N
Horário: 19h30m

Espetáculo Fuera! com Letícia Vetrano (ARG) às 21h
Onde: Teatro Apolo, Rua do Apolo, 121
Horário: 21h
Preços: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação 

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *