Setembro Amarelo previne o suicídio

Vocês já devem ter percebido. Alguns prédios do Recife ganharam uma iluminação especial, como é o caso do Palácio do Campo Princesas, sede do Governo de Pernambuco, que está ainda mais bonito. O motivo, no entanto, não é nenhuma festa. É o Setembro Amarelo, campanha para discutir a importância da prevenção do suicídio, que se prolonga até o final do mês.  O assunto ainda é tratado como tabu, mas o suicídio virou um problema de saúde pública não só no Brasil, mas no mundo. Vejam alguns números. Mais de 800 mil pessoas se matam por ano no planeta. No nosso país, 32 pessoas tiram as próprias vidas por dia.

Como vocês percebem, o suicídio é um assunto muito sério. Tão sério que a Organização Mundial da Saúde (OMS) determinou que o 10 de setembro seja lembrado como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Por esse motivo, organizações não governamentais, entidades oficiais, instituições particulares se unem, na promoção de eventos que difundam mensagens de valorização da vida, através do Setembro Amarelo. Além do Palácio do Campo das Princesas, outros prédios também participam na campanha, como o Tribunal de Justiça de Pernambuco, o Quartel do Batalhão de Choque, a sede do Tribunal Federal Regional, o letreiro do Hospital da Restauração. Há, até, torres de TV iluminadas de amarelo.

A campanha de conscientização da importância de prevenção ao suicídio, no entanto, não se limita à iluminação amarela de prédios públicos e particulares. Até o final do mês, ocorrem eventos que vão da distribuição de cartilhas a aulas de dança, de conferências à exibição de filmes. O tema da cartilha é Falando abertamente sobre o suicídio. Os eventos são coordenados por voluntários do Centro de Valorização da Vida, entidade que acolhe com palavras de ânimo pessoas que se encontram em situação de desespero, angústia, solidão. E, muitas vezes, com ânsia de se matar. O CVV atua no Brasil há 55 anos, e há 33 marca presença aqui no Recife. Vamos, pois, todos se animar? Quem estiver meio tristinho em casa, bem que poderia aproveitar a tarde desse domingo (10), no Parque Treze de Maio, onde a partir das 14h ocorre o evento Dançando com Você é Melhor, com Sara Lins, voluntária do CVV.

No dia seguinte, às 18h, no Lar Padre Zegri, tem sessão do Cine CVV, com projeção do filme  As Canções, com presença de dois facilitadores do CVV. O Lar fica na Rua Visconde de Albuquerque, 145, Madalena. No dia 12, é O Valor da Amizade que está em discussão, às 9h , na Escola Francisco de Paula Araújo, na Rua Teodoro Borges, 150, no Timbi, em Camaragibe. No mesmo dia, às 14h30m, no Abrigo Padre Venâncio, o assunto  é Sorria e Ilumine seu dia. O Abrigo fica na Rua Afonso Olindense, S/N, no bairro da Várzea. Palestras prosseguem na Ufpe, na Estação do Metrô e até na sede do BNB, onde no dia 16 haverá conferência sobre Depressão, cuidando de quem cura. O BNB fica na Avenida Conde da Boa Vista, 800. O horário é às 14h30. Todos os facilitadores e conferencistas são voluntários do CVV.

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Roberto Pereira/ Divulgação / Governo de Pernambuco

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *