Manuel Bandeira no Olha! Recife

Hoje é dia de se inscrever no Olha! Recife, programa de sensibilização turística da Prefeitura, que oferece passeios gratuitos a recifenses e forasteiros. E o roteiro desse sábado é poético, pois segue os passos de ninguém menos que Manuel Bandeira (1886-1968), o poeta que, mesmo morando tanto tempo fora (Rio de Janeiro e São Paulo) nunca deixou de cantar em versos o Recife. E tanto o fez  através das lembranças da infância na casa do avô, na Rua da União, quanto em desejos relativos ao fim da vida. “Quero, na hora da morte, estar lúcido/ para  te mandar meus últimos pensamentos, Recife”.

Vários locais do Recife lembram o renomado poeta pernambucano, precursor do Movimento Modernista no Brasil, serão visitados. A escolha do autor de Irene  e Evocação faz sentido, em uma semana em que ocorre o Festival Recifense de Literatura A Letra e a Voz, que reúne escritores e poetas pernambucanos.  O roteiro, no entanto, não contempla Sertãozinho, como era chamado o local da Várzea onde ele veraneava com a família, à margem do Capibaribe, e onde teria vivido o seu primeiro “alumbramento”. O passeio de amanhã será de ônibus, com 70 vagas. Tudo de graça. As inscrições podem ser feitas a partir das 9h no site www.olharecife.com.br, da  A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer.

O passeio passará pela estátua do poeta na Rua da Aurora, (pertencente ao Circuito da Poesia); pelo Espaço Pasárgada (centro cultural onde residiu o avó de Bandeira), na Rua da União;  pela Casa Manuel Bandeira, local onde nasceu o poeta, na Capunga (onde no passado funcionou o Bar Mafuá de Malungo). Passa, ainda, pelo Jardim do Baobá, à beira do Capibaribe, rio que que delineou muitas de suas obras. O percurso termina na na Academia Pernambucana de Letras, onde os participantes poderão assistir a declamações dos principais poemas do artista.

No domingo, o roteiro contemplará os velhos relógios do Recife, alguns que nem mais funcionam, e ficam como elementos decorativos, mas que, com o passar do tempo, se transformaram em relíquias da cidade. O roteiro, todo a pé, fará uma caminhada para observar essas antigas peças. Entre as paradas, estão a Torre Malakoff e a Antiga Sede do Diário de Pernambuco. O passeio acontece no domingo (27), às 9h, com 70 vagas. Inscrições, também, no site do Olha!Recife.

Serviço:
Olha! Recife de Ônibus
Dia: 26/08/2017
Hora: 14h
Saída: Praça do Arsenal da Marinha

Locais de visitação:
Estátua de Manuel Bandeira
Espaço Pasárgada
Casa de Manuel Bandeira
Rio Capibaribe (Jardim do Baobá)
Academia Pernambucana de Letra

Olha! Recife a Pé (Domingo)
Dia: 27/08
Hora: 9h
Saída: Praça do Arsenal da Marinha

Locais  de visitação:
Relógio da Torre Malakoff
Antiga Sede do Diário de Pernambuco
Convento Franciscano do Recife
Antiga Estação Central
Agência Central dos Correios
Matriz da Boa Vista
Faculdade de Direito

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.