Mutirão dá início ao Jardim Secreto

Nada menos de quatro caminhões de lixo foram retirados  da margem do Rio Capibaribe, no Poço da Panela, onde moradores fizeram nesse sábado um mutirão, para implantação do Jardim Secreto. É assim que vem sendo chamada a iniciativa de transformar um terreno degradado em área e convivência para usufruto dos moradores daquele bucólico bairro da Zona Norte do Recife.

O terreno em questão tem 3 mil metros  quadrados. E fica à esquina da Rua Marquês de Tamandaré, em local onde funciona ponto de travessia (de barco) entre as duas margens do rio. Como o terreno fica atrás de condomínios  era muito usado para o descarte irregular de lixo, tanto por parte de moradores do bairro, quanto de carroceiros. Mas depois que começaram as intervenções, o abuso foi reduzido.

Jardim Secreto do Poço da Panela deveria servir de modelo para outros bairros. Aguaceiro não impediu o mutirão.

A ocupação, de fato, começou nesse sábado com o mutirão de moradores e bairros vizinhos. A Prefeitura deu apoio, cedendo 20 homens da Emlurb para ajudar na limpeza do terreno, onde havia entulhos, metralhas e galhos secos.  O trabalho da Amapp conta com o apoio, também, do Inciti – Pesquisa e Inovação para as Cidades, da Universidade Federal de Pernambuco. O Jardim Secreto deverá ter canteiros, laguinho, horta comunitária e plantas decorativas.

Os canteiros – em forma de mandalas – foram demarcados, permitindo se observar onde ficarão as áreas de circulação. Na beira do rio já há árvores como ipê, flamboyant, pau brasil, aroeira. Algumas dessas árvores, no entanto, haviam sofrido mutilações e voltaram a brotar com o inverno. Os canteiros foram demarcados e receberão sementes de milho e de feijão inicialmente. Na entrada do Jardim Secreto, uma placa avisa como ele vem sendo implantado, em caráter coletivo e colaborativo. E isso é bom. A pretensão é que se incorpore ao Parque Capibaribe, que deverá mudar a face do Recife até 2037.

Leia também:
Em busca do Jardim Secreto
Jardim Secreto a todo vapor no Poço
Mutirão do Jardim Secreto é hoje

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *