Na trilha de barões e imortais

Gente, um lembrete. Hoje é sexta-feira, dia de fazer sua reserva no Olha!Recife, programa se sensibilização turística da Prefeitura, que oferece passeios de graça. Ontem falei aqui nos passeios de sábado e domingo. Mas quarta-feira também tem. Vai ser a pé. É uma oportunidade interessante para conhecer um dos mais bonitos casarões do Recife, o Solar do Barão Rodrigues Mendes, onde hoje funciona a Academia Pernambucana de Letras.

Ela passou por restauração, e desde o início do ano está aberta a visitas. Trata-se de um belo casarão em estilo neoclássico, que é inclusive tombado pelo Iphan. Sua fachada é revestida com azulejos portugueses, o piso é de mosaicos ingleses e os móveis são em carvalho, madeira nobre, rara nos dias de hoje. Todo o mobiliário foi restaurado e a APL reproduz o cenário das famílias abastadas do século 19.

A APL foi fundada por Joaquim Maria Carneiro Vilela e um grupo de literatos radicados no Recife, em janeiro de 1921.  Mas nem sempre funcionou naquele espaço, onde entre os anos 1960 e 1970 chegou a funcionar uma vacaria, em seu imenso terreno. Felizmente o prédio depois passou à APL, foi recuperado e está lindíssimo. Vale a pena conhecer. Os móveis e obras de arte do espaço foram cedidos, em sua maioria, pela sociedade pernambucana, incluindo doações do arcebispo Dom Helder Câmara. O passeio sairá do Parque da Jaqueira, às 14h.

Serviço:
Olha! Recife a Pé (quarta)
Dia: 23/08
Hora: 14h
Local de encontro: Parque da Jaqueira – em frente a Capela
Inscrições no site: www.olharecife.com.br

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação / PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *