Faculdade de Direito comemora história

Uma das instituições mais celebradas e respeitadas de Pernambuco está em festa. É a Faculdade de Direito do Recife, que essa semana comemora os 190 anos do Curso de Direito em Pernambuco,  que foi criado por decreto imperial, funcionou inicialmente em Olinda e que está entre os dois mais antigos do Brasil (o outro fica em São Paulo). Hoje tem sessão solene oficial comemorativa da data, com a presença do Reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Anísio Brasileiro, no Salão Nobre da FDR. A cerimônia está marcada para ter início às 9h.

Às 11h dessa sexta, é inaugurada exposição História dos 190 anos da Faculdade de Direito, na entrada do andar térreo. O acervo foi resgatado em trabalho do Projeto Memória Acadêmica da FDR, cujo coordenador é o Professor Humberto Carneiro. Ele também é o curador da mostra que reúne documentos garimpados na biblioteca da FDR, uma das mais valiosas do país. Às 18h30m, vai haver coquetel de lançamento do livro  Corredores de Casa de Tobias, do advogado e jornalista Elias Roma Filho. O volume tem 150 páginas, e relata histórias, discursos, memórias e depoimentos de ex alunos da FDR. Aborda até as lendas e assombrações do secular pédio da FDR. A programação começou na na terça-feira, com assembleia para constituição do Instituto Tobias Barreto. Na quarta, houve a abertura oficial da Semana Comemorativa dos 190 anos, com o Seminário Filosofia e Retórica da FDR.

A festa  teve até show da Banda Sísifos, na quinta-feira. O grupo é formado por ex- alunos da FDR, que  executam o repertório dos Rolling Stones. Na quinta, houve Seminário Filosofia e Retórica da FDR, com conferências pela manhã e à tarde. Hoje serão homenageados ex alunos, servidores e juristas. Cerimônia será no Mosteiro de São Bento, onde o Abade Luiz Soares lidera a lista. Professores e ex-professores da instituição também receberão medalha: Cláudio Roberto Cintra Bezerra Brandão, Francisco Ivo Dantas Cavalcanti, George Browne Rego (ex-reitor da Universidade), João Maurício Adeodato, José Luiz Marques Delgado (decano), Luciana Grassano de Gouvêa Mélo, Margarida de Oliveira Cantarelli e Torquato da Silva Castro Júnior.

Servidora técnico-administrativa da FDR, Mani Carneiro da Cunha Galindo, também está entre as pessoas escolhidas.  A lista inclui, ainda, os desembargadores Antônio Carlos Alves da Silva (presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco), Ivan de Souza Valença Alves (presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região), Leopoldo de Arruda Raposo (presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco), Manuel de Oliveira Erhardt (presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região). E ainda presidente da OAB/PE, Ronnie Preuss Duarte.

Leia também:
Os 190 anos da Faculdade de Direito do Recife
Olha!Recife é na Faculdade de Direito
Uma radiografia da Faculdade de Direito
Direito, memória, Pau-Brasil e violino

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Fernando Batista / Divulgação / FDR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *