Timbu briga com perua por comida

Felizmente as pessoas estão parando de confundir timbus com camundongos. Tem muita gente que quando achava um timbu, pegava um pedaço de pau para matá-lo, julgando que o animal é tão nocivo quanto os ratos de esgoto, que transmitem doenças como a leptospirose. Não é assim. Timbu não é roedor, é um marsupial, primo distante, portanto, do canguru. E aparecem com frequências nas ruas e praças do Recife em busca de comida, já que as matas vêm sendo devastadas e a cidade está virando uma selva de concreto.

Nesta semana, dois timbus adultos e filhotes foram entregues à Agência Estadual do Meio Ambiente (Cprh). Um dos timbus adultos estava em busca de comida em uma residência, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. O timbu levou uma reprimenda de uma perua choca, na casa do administrador de empresas Márcio Taciano, que possui quatro perus no quintal. Provavelmente em dificuldade para achar comida, devido ao excesso de urbanização do bairro, o timbu foi roubar ração das quatro aves, mas levou uma surra da perua.

Ninhada de timbus resgatados no Derby estavam em dificuldade para sobreviver, devido à falta de alimentos.

Além de levar uma sova da perua, o timbu ainda enfrentou o cachorro da casa, que partiu para cima do animal, para reforçar a reação da fêmea choca. Taciano salvou o timbu das garras do cão, e fez entrega voluntária do animal à Cprh. O outro animal adulto era uma fêmea, que foi achada com a ninhada no quintal de uma organização não governamental, que fica na Rua Viscondessa Livramento, no Derby.  A mãe morreu, provavelmente de fome, a caminho da Cprh.

Os bichos – mãe e filhotes – foram resgatados pelo taxista Lucas Gonzales, logo depois que foram encontrados no quintal da Ong Fase. A timbu mãe ainda estava se mexendo, mas faleceu logo em seguida. Dos cinco filhotes, quatro sobreviveram e foram entregues à Cprh. De lá, os animais vão para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas Tangara), da Cprh. Ali, os marsupiais serão tratados e preparados para a reintrodução à natureza.

Leia também:
Não confunda rato com timbu, que é marsupial e semeador
Iguanas fogem de matas devastadas
Crianças na solturas de animais

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Letícia Lins e  Jonathas Lima / Cprh/ Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *