Os 190 anos da Faculdade de Direito

Eu já fiz um, e adorei. Aprendi um montão de coisas interessantes. Pois vem aí mais um minicurso na Faculdade de Direito do Recife, agora programado para o mês de agosto. E o tema é A Ufpe nasceu aqui: 190 anos da Faculdade de Direito do Recife. O curso é uma iniciativa do Projeto Memória Acadêmica da FDR, que vem promovendo uma série de pesquisas e eventos naquela instituição, tão importante em nossa história e na dos cursos jurídicos do Brasil. O curso é gratuito. E as inscrições podem ser feitas no site www.ufpe.br/memoriafdr. O Coordenador do Projeto Memória Acadêmica, Humberto Carneiro, informa que o minicurso assinala o início das comemorações dos 190 anos da FDR.

Ele fará a abertura do evento, na  próxima terça-feira. As aulas serão entre os dias 1 e 3 de agosto, sempre no horário das 14h, no auditório Tobias Barreto, na própria instituição. O título do curso é uma alusão projeto extensionista homônimo de Jonathan Félix Carvalho, Coordenador da Infraestrutura da FDR. Já aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Ufpe, o projeto remete ao fato de a FDR ter sido a primeira faculdade a ser criada, em 11/08/1827, em Olinda, dentre aquelas que mais tarde formariam a Universidade do Recife, hoje a Ufpe. O minicurso busca difundir o legado histórico da FDR e se destina, prioritariamente, aos calouros de Direito, mas é aberto à comunidade em geral.

Com uma bela arquitetura, o prédio da Faculdade de Direito do Recife será um dos temas do minicurso e terá visita guiada.
Com uma bela arquitetura, o prédio da Faculdade de Direito do Recife será um dos temas do minicurso e terá visita guiada.

Veja alguns assuntos que serão abordados no dia 1 de agosto: Contexto da criação dos cursos jurídicos no Brasil, especialmente em Pernambuco (por Rayane de Paula Santos); A Faculdade no Império (com Gabriela Cássia Mendes); A Escola do Recife (com Luís Vinícius Patriota Silva). No dia 2, teremos: A República e os impactos no ensino jurídico (com Inácio José Buonafina Callado Filho); Clóvis, a Faculdade no Recife e o Código Civil de 16 (com Elias Eliezer Machado de Souza); A Faculdade e a criação da Universidade do Recife (com Jônatas Henrique dos Santos).

E ainda: Páginas da nossa História: o arquivo da Faculdade de Direito do Recife  (com Danielle Alves de Oliveira, Ingrid Rique da Escóssia Pereira e Elivanda Pereira de Souza). No dia 3 de agosto, também começando às 14h, vai haver a palestra O Ecletismo sob Aço, Mármore e Ferro: Peculiaridades Arquitetônicas do Palácio da Faculdade de Direito do Recife (com Fernando Batista). A palestra será seguida de visitação guiada, explorando-se o prédio da FDR, uma verdadeira relíquia na arquitetura de nossa cidade.

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *