Olha! Recife revisita Ascenso Ferreira

“O sino bate, / o condutor apita o apito, /  solta o trem de ferro um grito, / põe-se logo a caminhar… / – Vou danado prá Catende, vou danado prá Catende / com vontade de chegar”. Quem não lembra desses versos? Eles eram até cantados em brincadeiras de rua da minha infância. São do poema Trem de Alagoas, de Ascenso Ferreira. Pois neste final de semana o Olha! Recife tem uma novidade curiosa. No sábado, estreia um novo roteiro de ônibus. Dessa vez, um roteiro literário, com participação de atores que encenarão a vida e obra de escritores pernambucanos. O primeiro da lista é Ascenso Ferreira, o tema do passeio deste sábado. Muito boa essa iniciativa de diversificar roteiros, valorizando nomes da nossa Literatura.

A iniciativa é da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, através do Olha! Recife, programa de sensibilização turística, que realiza passeios gratuitos voltados para visitantes e também para os recifenses. O roteiro literário acontecerá uma vez por mês, segundo informa a Prefeitura. Natural de Palmares, Ascenso escreveu sobre cultura popular, costumes, paisagens e momentos históricos de Pernambuco e do Recife. No percurso serão visitados trechos do Recife Antigo, onde há dois monumentos em homenagem ao escritor: um busto em uma pequena praça que leva o seu nome e uma estátua em tamanho natural, no Cais da Alfândega, que integra o Circuito da Poesia.

Em seguida, o Museu do Trem, que remonta a um dos mais conhecidos poemas de Ascenso, “O Trem de Alagoas”, entra no trajeto poético. Para encerrar, os participantes serão levados até a Academia Pernambucana de Letras, onde os atores encenarão leituras dramáticas. O auditório do local estará aberto a partir das 15h30 a todo o público, inclusive para as pessoas que não fizerem o passeio completo.

No domingo (23), o passeio a pé percorrerá o bairro das Graças. O local surgiu no século XIX como desmembramento da Freguesia da Capunga e recebeu o nome atual em decorrência da construção da igreja construída em 1872. Primeiro surgiu o nome da famosa Rua das Graças e depois foi adotada também como o denominação do novo bairro. Pelas ruas da localidade é possível observar inúmeras construções históricas como casarões, palacetes e igrejas. Muitos casarões, no entanto, vêm sendo tragados – infelizmente –  pela especulação imobiliária. O encontro será no Parque da Jaqueira, em frente à Capela da Conceição. O passeio passará pela Rui Barbosa, Praça da Maxambomba, Jardim do Baobá, Rua das Graças, das Pernambucanas, da Amizade e se encerra na Praça do Entroncamento.   Todas as inscrições abrem nesta sexta-feira (21), a partir das 9h no site www.olharecife.com.br. Tudo é gratuito e aberto para todas as idades. Para os passeios a pé são 70 vagas. Para o passeio de ônibus, são 50 inscrições.

Serviço:

Olha! Recife no Ônibus
Dia: 22/07
Hora: 14h
Local de saída: Praça do Arsenal

Olha! Recife a Pé (domingo)
Dia: 23/07
Hora: 9h
Local de saída: Parque da Jaqueira, em frente à Capela da Conceição

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação / PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.