Parem de derrubar árvores (34)

Fiquei morrendo de pena dessa árvore que era linda, e que acaba de sofrer uma tentativa de “assassinato”, por parte da motosserra insana dos órgãos oficiais do Município. Ela fica na Avenida Rui Barbosa, perto do Parque da Jaqueira. Hoje me defrontei com esse descalabro, quando passava na calçada que margeia o Rio Capibaribe, à altura do número 1649, daquela via.

Está certo que a chuva em excesso e os ventos fortes acarretam perigo de tombamento. Mas… sinceramente, precisava de uma poda tão radical? Pelo que vejo, andando pelas calçadas do Recife, muitas que sofreram cortes dessa natureza não sobreviveram. Simplesmente. E não é uma só não. São muitas que sucumbiram a agressões desse gênero.  Quem chama isso de poda, nunca viu mutilação.

Alguma coisa está errada com a política de manutenção das árvores do Recife.
Alguma coisa está errada com a política de manutenção das árvores do Recife. A foto mostra evidentes exageros.

Vi, na semana passada, em um dia de chuva, quando ela sofria uma “poda” (aspas minhas). Já havia galhos pelo chão, mas julguei que fosse uma coisa simples, aparando-se apenas os pedaços podres ou com risco de cair. Mas hoje, na minha caminhada, me deparei com esse  triste quadro. Cada vez me convenço mais de que há alguma coisa errada na gestão das árvores do Recife.

Não sou do ramo. Mas com todas as pessoas que converso, as críticas são sempre as mesmas. “Estão acabando tudo”. Pelo que vejo, o Recife vai mesmo virar a capital nacional dos toquinhos. Ou dos tocões, porque esse da Rui Barbosa, como vocês observam é bem alto. Passei por ele, quando ia ao bairro das Graças, checar denúncia de mais duas “vítimas”, feitas por leitores do #OxeRecife, que este ano decidiu pela campanha “Parem de derrubar árvores”.

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

2 comentários

  1. Essa árvore não foi derrubada , ela caiu em cima da parada de ônibus q fica ao lado, estava passando na rua no momento em q a equipe da Celpe estava no local (Gosto de correr pela cidade) , e vi ela no chão em cima da parada

    1. Obrigada pela dica, Celso. Mas o tronco dela está de pé. Então deveria ter sido erradicada e outra colocada no seu lugar. Não era? Infelizmente as árvores do Recife não têm praticamente manutenção nenhuma. Sou testemunha disso e tenho inúmeros casos de solicitação para tratamento de praga e cupins. Mas quando aparece alguém do poder público, é para mutilar, arrancar, um horror.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.