Festa religiosa movimenta o Recife

Começou hoje uma dos mais tradicionais eventos religiosos de Pernambuco. É a 321ª Festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife. Além das comemorações litúrgicas – missas diárias – a parte profana movimenta o Pátio do Carmo, na Avenida Dantas Barreto, com atrações que vão de padres cantores a bandas de forró.

A festa tem como tema Viva a Mãe de Deus e Nossa – O Carmelo Rejubila no Tricentenário do teu Econtro no Solo Brasileiro,  isso porque em 2017 comemora-se o tricentenário do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Na manhã de hoje já era grande o número de fiéis que compareceram a Basílica de Nossa Senhora do Carmo, não só para rezar como para pagar promessas. A organização da festa envolve mais de 200 voluntários e 50 frades carmelitas.

A partir dessa quinta há novenários e missas às sete.  No sábado, há missas alternadas na Basílica e também no claustro, a cada hora ( de 7h às 16h). No domingo, às 16h, o Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido,  preside missa campal, em frente à Basílica. Depois, tem procissão pelas ruas da cidade. Nas barracas, entre os artigos mais procurados encontram-se as velas e as rosas brancas, que são comercializadas com um santinho e a oração de consagração à Nossa Senhora do Carmo. Os fiéis acreditam que as rosas facilitam as graças alcançadas.

Muitos as compram como pagamentos de promessa, para depositar aos pés de Nossa Senhora do Carmo. Outros guardam as flores artificiais em casa, como símbolo de proteção. “Fortalecei minha fraqueza com o vosso poder. Aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade. Adornai-me na vida, consolai-me na hora da morte, com vossa presença”, invoca a oração. Além dos eventos religiosos, há barracas armadas no local e palco gigante para apresentação de shows.  As atrações programadas são Los Cubanos (dia 12), Zuadores do Forró (13), Padre João Carlos (14), Irah Caldeira (15). No último dia da festa (16), apresentam-se Padre Damião Silva e a Banda Capim com Mel.

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *