Bordados de Passira no Cais do Sertão

O município de Passira fica a cem quilômetros do Recife, no Agreste, região conhecida pelo seu polo de confecções. Antes mesmo de pipocar o gigantismo da produção industrial de roupas em cidades como Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe, Passira já vivia às voltas com montanhas de tecidos. Mas ao invés de blusas, calças, bermudas, camisas, a atividade ali é outra: o bordado, principalmente em artigos de cama e mesa. Em meio ao burburinho das cidades vizinhas, Passira sobrevive com seus bordados manuais. O artesanato representa o sustento de centenas de mulheres que, desde crianças, dedicam-se a esse tipo de trabalho.

Pois a “Terra dos Bordados”, como é conhecida, mantém sua identidade assim: bordando. A resistência à sedução industrial, os traços estéticos, cores e sobretudo a sobrevivência de mulheres que mantêm essa tradição são o alvo de exposição a  ser inaugurada na tarde dessa quarta-feira, no Museu Cais do Sertão, no Recife Antigo. “Bordados de Passira” abre logo mais, às 16h. A mostra fica em cartaz até 5 de agosto. A exposição é uma realização da Alumia Produção e Conteúdo, via Funcultura. E conta, também, com apoio do Museu Cais do Sertão.  Além de peças, bordados, e fotografias da grande profissional que é Hélia Scheppa, a mostra inclui, ainda uma perspectiva multissensorial, no primeiro andar do Museu.

Serão expostos trabalhos em tela de 40 bordadeiras do município, retratando a resistência e a força de uma tradição secular, que vem passando de geração em geração. “Bordados de Passira” ainda vai proporcionar uma oficina de produção na qual o público visitante poderá aprender e desenvolver tais habilidades com as próprias artesãs.  O workshop tem carga horária de nove horas e acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de julho, sempre das 14h às 17h. São 15 vagas disponíveis e as inscrições que são gratuitas (será cobrada apenas a taxa de entrada do Museu) deverão ser realizadas pelo Facebook do Cais do Sertão. E quem não quiser aprender, mas pretende comprar peças das artesãs, também haverá no local artigos à venda. Bom, não é? Vamos lá?

Exposição “Bordados Passira”

Período: de 5 de julho a 5 de agosto
Local: Museu Cais do Sertão
Endereço: av. Alfredo Lisboa, s/n – Bairro do Recife
Horários: de terça a sexta, das 9h às 17h; sábados e domingos, das 13h às 17h.
Preços: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada para estudantes e idosos).
Gratuidade: quintas-feiras

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Hélia Scheppa / Divulgação

 

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.