Festa do Fogo no Pátio de São Pedro

O São João ainda não acabou no Recife. Pelo menos no Pátio de São Pedro , que recebe neste momento a Festa do Fogo, uma celebração dedicada a Xangô, que no sincretismo religioso é o São João da Igreja Católica e o santo mais festejado no mês de junho.

O Orixá Xangô é divindade do Trovão e da Justiça. E o seu elemento é o Fogo. A Festa do Fogo é uma ação da Caminhada dos Terreiros de Pernambuco e conta com o apoio da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Na cerimônia, os seguidores do Candomblé cantam e reverenciam o orixá, num ritual de energias positivas e devoção. O fogo, elemento principal de Xangô, também é reverenciado na festa. Como parte da cerimônia, os devotos dançam ao redor de uma grande fogueira, exaltando seu o rei com cânticos.

São  entoados cânticos de louvor a Xangô e seus devotos comem o gbègìrì, prato predileto do orixá. A iguaria é feita com quiabo, carne de peito bovina, rabada bovina, camarão, castanha, amendoim, cebola, cebolinha, pimenta, sal e muito azeite de dendê para o santo. No dia 21 de junho, os terreiros fizeram uma outra homenagem a Xangô, no Sítio Trindade, com Exposição de Culinária Afro Brasileira. Durante o evento, eles mostraram para o público a gastronomia do candomblé e os seus significados.

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação / PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.