Muda comando da Segurança

O comando da segurança mudou em Pernambuco. O Governador Paulo Câmara (PSB) informou no final da tarde que o Secretário de Defesa Social, Ângelo Gioia, acaba de ser substituído por Antônio de Pádua Vieira Cavalcanti, que era corregedor geral da SDS desde outubro do ano passado. O comunicado oficial, distribuído pelo Palácio do Campo das Princesas, informa que Gioia pediu demissão, “por questões pessoais”,

À frente da SDS, ele prometeu combater a criminalidade com mãos de ferro, dentro do que preconizava o Pacto pela Vida. Mas a quantidade de homicídios (crimes pelos quais se avalia os índices de violência de um estado) só fez crescer. Nos primeiros cinco meses do ano, por exemplo, a quantidade de assassinatos aumentou 44,4 por cento em relação ao mesmo período do ano passado. Nas ruas, com os crimes contra o patrimônio em franca ascensão, a sensação de insegurança também é cada dia maior, não só no Recife como em cidades do interior, como é o caso de Caruaru.

Com a indicação do novo titular da SDS, resta saber o que vai mudar. O novo secretário – que toma posse na sexta-feira – a exemplo do seu antecessor, também é da Policial Federal,  onde estava desde janeiro de 2003,  saindo no ano passado para servir ao governo de Pernambuco. Na PF, passou por várias funções, tendo inclusive chefiado a Delegacia de Entorpecentes da Polícia Federal em Pernambuco (2004/2005).

O novo Secretário também comandou a  Coordenadoria de Operações de Erradicação de Maconha no interior do Estado (2004/2005). Ele chegou a chefiar o Setor de Inteligência da PF em Pernambuco (2006/2010).  O novo titular da SDS teve outras missões, mas essa experiência contra o tráfico pode lhe render melhor desempenho no novo cargo, uma vez que segundo a própria SDS, são as drogas que puxam para cima os índices de violência no Estado. A questão da segurança virou uma batata quente nas mãos dos gestores do Estado.

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação / Governo de Pernambuco

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *