Festas Juninas no Recife Antigo

Sinceramente, com esse tempo chuvoso, nem sei o que é melhor: sair ou ficar em casa. Já desisti da praia hoje. E também da caminhada matinal. Mas tem quem goste de ir à rua, assim mesmo. E a programação do São João do Recife tem duas pedidas para esse dia 25: o Recife Antigo de Coração (no Marco Zero e redondezas)  e o Sítio da Trindade (em Casa Amarela). Tudo em ritmo de forró. Segundo a Secretaria de Turismo, Lazer e Esportes do Recife, as festas juninas invadem o Recife Antigo, com opções para todos os gostos. Em parceria com o Museu Cais do Sertão, o evento ganha mais um palco com atrações regionais. Além disso, as ruas do bairro acolhem hoje os tradicionais polos esportivos, infantil e cultural. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer está montada, como em todos os domingos do mês.

A novidade desta edição é o Polo Arraial do Cais, que está montado em frente ao Museu Cais do Sertão. O cantor André Macambira, comanda a festa sertaneja. Há comidas típicas e os shows do Mestre Grimário e o Forró do Matulão. O grupo de bacamarteiros Rei do Cangaço formado por mais de 50 artistas e 30 barcamateiros de Lagoa de Itaenga, vão circular por todo bairro para mostrar essa manifestação cultural tão tradicional do interior. Tem também, o já tradicional  polo musical, que fica montado em frente ao Marco Zero, onde a programação será aberta pelo Festival de Dança da Pessoa Idosa. Às 10h, é a vez do Arraial Solidário com o show de Salatiel D’Camarão. O artista recebe no palco Beto Hortis, Verônica Sanfoneira, Daniel Bento, Gennaro, Ivan Ferraz, Patrícia Cruz, Sambstar e Adriana B. O arraial também funciona como ponto de arrecadação de alimentos para as vítimas das chuvas da Zona da Mata. À tarde, o palco recebe Muniz do Arrasta Pé e o cantor Daniel Bento, que fecha a programação.

Depois das luxuosas quadrilhas, o Sítio Trindade abre espaço hoje para quadrilhas infantis.
Depois das luxuosas e estilizadas quadrilhas como a da foto, o Sítio Trindade abre espaço hoje para quadrilhas infantis.

Na Avenida Rio Branco, a Ação do Coração vai encorajar os participantes a confeccionar corações de tecido “recheados de bons sentimentos”. A ação é um movimento para a doação de amor, carinho e respeito ao próximo. As almofadas serão distribuídas na Praça do Derby no dia 2 de agosto. O CAT Móvel também estará estacionado na avenida para orientar e receber os visitantes e turistas.  No Polo de Sustentabilidade os recifenses e visitantes vão encontrar a Feirinha do Bem com produtos de várias ONGs do Recife e poderão participar, pela manhã, do evento Papo Cristão, que orienta jovens quanto a escolha da profissão. Há, ainda, a apresentação do Instituto Sons do Silêncio, que através da educação inclusiva e da música, impacta a vida das pessoas com deficiência.

Já no Sítio da Trindade, na Zona Norte, hoje é o último dia para compra de peças artesanais do Prodarte (Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Artesanato do Recife). O Prodarte trabalha com 1.038 artesãos, dos quais doze encontram-se em estande, no Sítio Trindade. O ponto de vendas é emfrente ao Palhoção das Quadrilhas, onde hoje tem a Quarta Mostra de Quadrilhas Infantis, do Recife. A partir das 18h, tem shows Nando Cordel, Genaro, Nádia Maia, Aluísio do Acordeon, entre outros.  Quem for cair no forró,  no Sítio Trindade, na noite desse domingo, ainda tem chance de comprar uma pecinha artesanal, cujos preços médios ficam entre R$ 5 e R$ 20. O Sítio Trindade é o mais tradicional arraial do Recife. Já o Recife Antigo de Coração funciona desde 2013, na parte histórica da nossa cidade. A programação se espalha pelas  ruas do Bom Jesus, Alfredo Lisboa, Avenida Rio Branco, Rua da Moeda e Marquês de Olinda.

Confira a programação:
Polo Arraial do Cais (Museu Cais do Sertão)
Horário: 11h às 17h
André Macambira – 15h
Grimário e o Forró do Matulão – 16h

Ciclofaixa e feirinhas
Ciclofaixa de Turismo e Lazer – Das 7h às 16h
Feirinha do Bom Jesus e Prodarte – das 14h às 22h

Polo Saúde e Bem Estar (Av. Rio Branco)
Saúde em todo lugar – das 8h às 17h
Enfretamento ao Mosquito Aedes Aegypti – das 8h às 17h

 

Polo Turístico, cultural e de lazer (Av. Rio Branco)
CAT Móvel – 8h às 18h
Ação de enfrentamento a violência contra a mulher – das 8h às 18h
Ação do Coração da OAF – das 8h às 12h

Polo de Sustentabilidade (Av Rio Branco)
Feira do Bem – 8h às 18h
Papo Cristão – das 8h às 12h
Instituto Sons do Silêncio – das 14h às 18h

Polo musical (Palco do Marco Zero)
Festival de Dança Pessoa Idosa – 8h30
Arraial Solidário – 10h
Muniz do Arrasta Pé – 14h
Festival de Dança Pessoa Idosa – 14h40
Bacamarteiros Rei do Cangaço – 15h40
Encantos e Poesia -16h
Daniel Bento e Camerata Aço e Água – 17h20

Saiba mais sobre o Ciclo Junino do Recife:

www2.recife.pe.gov.br/noticias/08/06/2017/prefeitura-do-recife-anuncia-ciclo-junino-2017

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Andrea Rego Barros / Divulgação / PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.