Sítio Trindade tem gastronomia afro hoje

Se o São João já é bom no Sítio da Trindade, quem for hoje ao mais tradicional arraial do Recife, ainda conta com mais uma atração: a Exposição da Culinária Afro-Brasileira, que chega em 2017 à sua décima primeira edição. A partir das 18h dessa quarta, serão servidas iguarias preparadas nos terreiros de candomblé, para reverenciar os orixás. Os pratos podem ser saboreados até 22h.

A mostra, que integra o Ciclo Junino da Prefeitura do Recife, é uma iniciativa do Núcleo da Cultura Afro-Brasileira, com produção e execução do Terreiro Ilé Àse Egbé Awo, sob responsabilidade Mãe Elza de Iemanjá. E conta com apoio da Secretaria de Cultura do Recife e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. “É uma saborosa celebração ao sincretismo religiosos, à liberdade de credo é à cultura de matrizes africanas, que formam um dos pilares da identidade cultural brasileira”, informa a Secretaria.

Os expositores somam dez, todos mestres da tradição afro-brasileira. Eles servirão diversos tipos de comidas de santo, como o gbègìrì e o amalá, comidas prediletas do Rei Xangô, orixá da justiça e do fogo, considerado o rei dos reis. A degustação é gratuita. Para celebrar a fartura do mês de junho, louvar o orixá Xangô e o santo católico São João, serão entoados cantos e rezas durante a exposição. Entre um ritual e outro, você ainda pode conferir o concurso de quadrilhas, que tem mais uma etapa entre os finalistas à noite.

Confira a programação:
18h – Abertura do ÀJÒDÚN (Cânticos ao ÒRÌSÀ ÈSÙ)
18h30 – Início da degustação e continuação do ÀJÀDÚN (Cânticos aos Òrìsà, Vodun, Nkise)
20h30 – Cânticos para SÀNGÓ, HEVIOSO e NZAZI (Roda para o REI)
21h – Homenagens e entrega do prêmio ÌYÁBÀSÉ 2017(Cozinheira do Àse)
22h – Encerramento do Sirè (Seguimento de cânticos e rezas).

Serviço
11ª Exposição da Culinária Afro-Brasileira
Quando: 21 de junho
Onde: Sítio Trindade, Estrada do Arraial, Casa Amarela
Horário: 18h às 22h
Entrada franca

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Andrea Rego Barros / Divulgação / PCR

 

Compartilhe

Um comentário

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *