Procissão dos Santos Juninos é hoje

É uma graça, a Procissão dos Santos Juninos, que acontece na tarde desse domingo, e que homenageia Santo Antônio, São João e São Pedro. De quebra, ainda festeja São José. É que em março,  no dia a ele dedicado, os agricultores nordestinos iniciam o plantio do milho, para colheita das espigas durante o São João. O curioso é que o cortejo, apesar do lado religioso, não é comandado pela Igreja, mas por um órgão público. No caso a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura.

O objetivo é manter a tradição e promover a confraternização dos diversos profissionais que atuam no ciclo junino, como costureiras, artistas, coreógrafos das quadrilhas, agricultores. A concentração é às 16h desse domingo, no Morro da Conceição. Depois, a procissão percorre várias ruas do bairro de Casa Amarela, até chegar ao Sítio Trindade, onde fica o mais tradicional arraial do Recife. Essa é a décima edição da Procissão dos Santos Juninos.

Procissão rende homenagem a quatro santos juninos e assume lado profano ao chegar perto do Sítio Trindade.
Procissão rende homenagem a quatro santos (três  juninos) e assume lado profano ao chegar perto do Sítio Trindade.

A partir do ano passado, o Pároco da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Padre José Ricardo, começou a fazer sagração e bênção do andor e das bandeiras. Em 2017, a cerimônia será repetida. Nada menos de 19 bandeiras de vários municípios da Região Metropolitana participam da procissão. E a Banda Vereda Tropical acompanha o cortejo, tocando hinos sacros e dobrados. Os músicos seguem junto com bacamarteiros, que funcionam como guardiões do andor com as imagens dos santos. 

 Ao chegar perto do Sítio, na Rua da Harmonia,  festa assume seu lado profano, com a Forrovioca e o Trio Pé de Serra Forró Luado. Eles vão animar os presentes até a entrada do Sítio Trindade. Na chegada, a Banda Junina 19 de Fevereiro receberá o cortejo. Mas não é só isso não. No Sítio Trindade, será realizada a apresentação do Espetáculo Quero Ver Paiá Vuá, que conta a história dos festejos juninos, com mais de 100 artistas e bailarinos em cena. Para os mais resistentes, a Sala de Reboco, no Sítio Trindade, terá muito forró, a partir das 20h, com o Trio 100% Mulher e depois com o cantor Antônio Paulino. Tomara que faça uma tarde de sol linda, para não atrapalhar a festa dos santos nem das quadrilhas.

Serviço:
Procissão dos Santos Juninos
Quando: Domingo, 18 de junho

Roteiro:
16h – Concentração no pátio da Matriz Nossa Senhora da Conceição, Morro da Conceição
17h- Sagração e Bênção do andor
18h – Saída do Morro da Conceição, seguindo pela Rua da Harmonia e Estrada do Arraial
19h – Chegada ao Sítio Trindade – Festejo dos Santos e apresentação do Espetáculo Quero Ver Paiá Vuá (Arraial Sítio Trindade)

Programação Sala de Reboco (Sítio Trindade):
20h – Trio 100% Mulher
22h20 – Antônio Paulino

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto:  Andréa Rego Barros / Divulgação / PCR

 

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.