Olha! Recife é na Faculdade de Direito

Programa muito interessante, que ajuda os recifenses a descobrirem sua cidade, o Olha, Recife! dessa quarta-feira tem como destino principal uma relíquia que fica no centro da cidade. Mas mesmo assim, muitas pessoas nunca a viram por dentro. E nem têm ideia do que ela representa para o patrimônio histórico e artístico não só do Recife, mas de Pernambuco e do Brasil.´Hoje a visita será à Faculdade de Direito do Recife, que fica na Praça Adolpho Cirne, próximo ao Parque Treze de Maio.

O prédio de 3.600 mil metros quadrados e é  tombado pelo Iphan.  Tem arquitetura eclética, com predominância do neoclássico. O projeto é do arquiteto francês Gustave Varim. Pernambuco foi um dos primeiros estados a contar com curso de direito no Brasil. O outro estado foi São Paulo. A iniciativa, em 1827, foi do Imperador Dom Pedro I.

Mas em Pernambuco, o curso funcionou originalmente no Mosteiro de São Bento. Depois transferiu-se para o Recife.  O prédio onde hoje é a FDR só passou a funcionar, no entanto, em 1912. No momento, alunos, professores e servidores dedicam-se  a resgatar a sua história, através do Projeto Memória Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife. O passeio é gratuito, mas Prefeitura pede que cada visitante leve um quilo de alimento não perecível, para doação a instituições filantrópicas. O encontro é às 14h no Centro de Atendimento ao Turista, na Praça do Arsenal, de onde o grupo sairá, a pé, até a Faculdade.

Serviço:
Olha! Recife a Pé
Dia:14/06
Hora: 14h
Tema: Faculdade de Direito do Recife
Saída: Praça do Arsenal – CAT

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *