“Parem de derrubar árvores” (27)

Não deixa de ser uma ironia, o que aconteceu no Dia Mundial do Meio Ambiente. De acordo com fotos e mensagens via WhatsApp, vejam só como estão os jardins do estacionamento do Tribunal Regional do Trabalho, que teve várias árvores derrubadas hoje, aqui no Recife. Servidores indignados e também leitores me encaminharam as imagens agora à noite.

Essas fotos começaram a circular no final da tarde, e mostra a morte de árvores no Dia Mundial do Meio Ambiente
Essas fotos começaram a circular no final da tarde, e mostra a morte de árvores no Dia Mundial do Meio Ambiente

Como as  recebi após o expediente, não pude apurar os motivos nem as justificativas para o “assassinato” dessas árvores. A iniciativa teria recebido licenciamento da Prefeitura. Órgãos ligados à proteção da natureza – como a Agência  Estadual do Meio Ambiental (CPRH) – chegaram a receber telefonemas, acusando o fato.

Somente amanhã, poderei saber quais os mecanismos  legais que autorizaram a mutilação das plantas. Sem as sombras, o espaço – à margem do Capibaribe -vai ficar bem mais quente. “Parem de derrubar árvores”, apelam  pichações nos muros do Recife. Nós todos precisamos delas.  Mas no Recife, tanto nas ruas, praças e parques, como também em repartições, essa prática é cada dia mais comum.

Texto : Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

2 comentários

  1. Como cidadão sou, literalmente, contrário a derrubada das árvores por derrubar. Entretanto, existem caso de necessidade de sua erradicação, seja por risco de queda e, consequentemente, danos materiais e, muitas vezes, até as pessoas. Outro ponto relevante e para proporcionar condições de acessibilidade – que tanto reclamamos – em nossas calçadas. Hoje mesmo (06) tive notícias da queda de uma árvore na Av 17 de Agosto, na altura do posto Shell, interditando toda a via, neste caso, graças a Deus, não tive notícias de danos (materiais ou pessoais). Notícia do NE TV. Se o Poder público, ciente da situação de risco, for erradicar haverá os que lutem pela manutenção; se não o fizer e algum dano causar, outros culparão pela inércia. Em todos os casos, a autorização prévia do Órgão competente e a compensação são mais do que necessárias, são imposições legais, das quais não nos devemos nos afastar. A luta pela nossa vegetação é justa.

  2. That’s all so sad. I mean, everytime someone starts to complain about how hot the weather feels and everything just comes up to my mind and I start to think; what happened to the people’s conscience and when they’ll just stop cutting the trees? They can’t perceive that we’re digging their own graves? A park, a walk lane and all other stuffs aren’t more important than the oxigen. It’s really very sad when I start everytime I remember this.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.