Branca Dias revive no palco

A história é real. Mas a saga de Branca Dias virou lenda, tantas são as versões a seu respeito. A portuguesa viveu em Pernambuco no século 16. E lutou para se manter fiel a sua fé judaica, enfrentando tanto a Santa Inquisição em Portugal (o que lhe rendeu uma passagem pelo cárcere) quanto o preconceito e a intolerância. Fugida do seu  país, encontra abrigo  no Brasil colônia, em 1550. Em meio a conflitos familiares, Branca Dias torna-se a primeira mulher a dar aulas, e assume o comando do Engenho Camaragibe.

Falam até que o  Açude do Prata, que fica em Dois Irmãos tem esse nome porque ela teria jogado ali toda a prataria, ao sofrer perseguição religiosa. Naquela época, a área era um engenho. Pois a vida de Branca Dias virou teatro e faz sucesso há cinco anos. Já percorreu vários estados e chegou até no exterior. Sábado à noite (3 de junho), o espetáculo Senhora de Engenho Entre a Cruz e a Torá, volta aos palcos. Será às 20h, no Teatro Marco Camarotti/SESC de Santo Amaro. A encenação será enriquecida com palestra/debate com Suzana Veiga historiadora e doutoranda em judaísmo e Branca Dias. Também haverá intérprete de libras.

Senhora de Engenho, participou de vários projetos e já viajou até ao Chile. Passou pelo Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Interiores de Pernambuco. Participou do VIII Festival Internacional de Teatro do Chile, Janeiro de Grandes Espetáculos/Festival Internacional de Artes Cênicas de Pernambuco, I Festival de Teatro Hermilo Borba Filho/ Palmares-PE, Todos Verão Teatro, Festival de Teatro de Igarassu, Festival de Teatro de Olinda e o Festival de Teatro do Sertão do Pajeú, entre outros. O Teatro Popular de Camaragibe, responsável pela encenação, tem apoio do Governo de Pernambuco, através da Fundarpe e Funcultura.

Leia também:
“Senhora de Engenho – Entre a Cruz e o Torá” 
“Entre a Cruz e o Torá” no Agreste

SERVIÇO:
Peça: Senhora de Engenho Entre a Cruz e a Torá
Local: Teatro Marco Camarotti/SESC de Santo Amaro, Rua 13 de Maio nº 455, Santo Amaro, Recife-PE
Dia/Data: 03 de junho de 2017/Sábado
Horário: 20h
Duração: 1h20m
Censura: 12 anos
Entrada: Ingresso R$ 10,00 (dez reais) preço único
Informações:  81: 99536.4746 / 3216.1728

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.