Semana de Festa em Museus

Estamos na  15ª Semana Nacional de Museus, que se estende até o próximo dia 21, com uma boa oferta de programas e atrações. O objetivo é estimular a população a conhecer e frequentar esses espaços de fomento e preservação da cultura. A Prefeitura do Recife informa que cinco de suas instituições estão engajadas nas comemorações. São elas: são o Memorial Luiz Gonzaga, o Museu da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas, o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), o Paço do Frevo e o Murillo La Greca. Em todo o Brasil, mais de mil instituições culturais estarão engajadas, oferecendo cerca de três mil atividades diferentes, para convencer os brasileiros de que museu é não só cultura, como também lazer e diversão.  Confira aqui a programação. 

Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM) – De 16 a 28 de maio, das 14h30 às 15h30, será realizada uma mediação com atividades na exposição Sugar and Speed, da curadora Stefania Hessler. Já dia 18, das 14h às 16h, será ministrada a oficina gratuita “Como pensar uma exposição”. No dia 19, os inscritos poderão aprender a produzir cartazes de lambe-lambe, a partir do acervo do Mamam. Os ingressos custam R$ 10 reais. As inscrições para as duas oficinas deverão ser feitas pelo e-mail educativo@mamam.art.br. No domingo (21), o museu realiza o “Sarau off MAMAM”, evento de música e artes visuais com exposição de obras de artistas que não têm seus trabalhos divulgados no acervo permanente do equipamento.O museu fica na Rua da Aurora, 265, na Boa Vista. Abre de segunda a sexta, das 10h às 18h, e sábados e domingos, das 13 às 17h. O acesso é gratuito.

Um dos museus mais queridos pela população do Recife, o Paço do Frevo tem programação movimentada esses dias.
Um dos museus mais queridos pela população do Recife, o Paço do Frevo tem programação movimentada esses dias.

Paço do Frevo –  O equipamento celebra a data com uma semana de visitas especiais, oferecidas das 9h às 16h, entre os dias 16 e 19, e das 14h às 17h30, nos dias 20 e 21.No dia 16, a programação começa com o tema Personagens (in)visíveis nas ruas do carnaval do Recife. Os visitantes poderão ainda assistir a curta-metragens e documentários sobre o ritmo, das 10h às 16h. Nos dias 17, 18 e 19, os temas das visitas mediadas serão: Frevo e Diversidade, O Frevo que virá/o Frevo que já está e Frevo/Mulher, respectivamente. No sábado (20), será oferecida uma panorâmica global do ritmo, com o tema Frevo no Mundo. E no domingo (21), O Frevo é negro! será o tema da visita mediada que encerra a programação.O Paço do Frevo fica na Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife. Funciona de 9h a 16h30 de terça a sexta e de 14h a 18h aos sábados e domingos. O ingresso custa R$ 8.

Murillo La Greca –  O público vai poder conferir a exposição Vitrocerâmicos. A mostra coletiva, criada pelos artistas Chico Ludermir, Daniel Araújo, Hassan Santos, João Lin, Joelson Gomes e Nando Zevê, expõe trabalhos que são resultado do cruzamento de informações entre os artistas e a indústria através de materiais largamente usados no nosso cotidiano: o vidro e a cerâmica. A exposição fica no museu até o dia 26 de maio. Tem programação também para a criançada a partir de 7 anos, com visitas em forma de contação de histórias e construção de cartas. É necessário realizar agendamento prévio pelo e-mail educativommlg@gmail.com ou pelo telefone 3355-3126. Durante toda a programação, as visitações são realizadas das 9h às 12h e das 14h às 17h. O acesso é gratuito. O La Greca fica na Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim.

Memorial Luiz Gonzaga –  Está oferecendo programação multimídia, com workshop, exibição de filmes e muita música.O workshop será realizado nos dias 17 e 18 de maio, das 14h30 às 16h30, e terá como tema a Crônica fictícia na obra de Luiz Gonzaga, abordando o imaginário nordestino presente na obra do Rei do Baião, a partir de causos, fábulas e histórias cantadas. Inscrições pelo telefone: 3355-3155. Nos dias 15, 16 e 19, das 14h30 às 17h, o Cine Gonzaga exibirá, respectivamente, os filmes: O Comprador de Fazendas (1951), Hoje o Galo Sou Eu (1958), Chapéu de Couro (1975). Além disso, o visitante poderá conferir o acervo sobre Luiz Gonzaga com fotos, vídeos, discos, músicas, instrumentos musicais e objetos da cultura sertaneja. O Memorial Luiz Gonzaga fica no Pátio de São Pedro, nº 35, bairro de São José. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h. O acesso é gratuito.

O Museu da Cidade do Recife tem programação extensa: do Zepellin à Revolução de 1817
O Museu da Cidade do Recife tem programação extensa: do Graff  Zepellin à Revolução de 1817, tudo imperdível.

Museu da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas – A 15ª Semana Nacional de Museus terá uma tripla programação gratuita no Museu da Cidade do Recife, equipamento instalado no prédio do Forte de São Tiago das Cinco Pontas, que foi originalmente erguido no ano de 1630 pelos holandeses. A agenda inclui brincadeiras para a garotada, mostra e lançamento de livros sobre o Graf Zeppelin, além da exposição histórica 1817 – Revolução Republicana. A partir dessa terça, a mostra que marca o bicentenário da revolução, convida os visitantes a passear pelos principais fatos da revolta ocorrida no estado, há 200 anos, e refletir sobre sua relação com o presente. A exposição fica aberta das 9h às 17h, de terça a domingo. Escolas, ONGs e diversos grupos podem agendar visitas guiadas pelo telefone (81) 3355-9558. Até sexta-feira (20), o visitante será convidado a confeccionar, com papel e lápis de cor, a sua própria bandeira revolucionária e deixá-la exposta no museu. No sábado (20), o equipamento estreia uma programação dedicada à criançada, convidando os visitantes a brincar à moda antiga, jogando amarelinha, barra bandeira, corrida de saco e pescaria. A oficina Brincar com o corpo integra o projeto Brincar no Museu e será oferecida das 15h às 17h. Não é preciso fazer inscrição prévia. Encerrando a programação da semana, será aberta, no domingo (21), a exposição Zeppelin: Recife-Rio, que reúne imagens do Graf Zeppelin e objetos relacionados aos dirigíveis. Paralelo à exposição, haverá o lançamento de dois livros: Com o ‘Graf Zeppelin’ para Pernambuco, histórico diário de Carl Bruer, publicado pela primeira em 1931, na Alemanha, que ganha, pela primeira vez, uma edição em português; e No céu do Rio: registro histórico do Zeppelin no Rio de Janeiro, escrito por Jobson Figueiredo, Igor Colares e Helton Cezário e editado em três línguas (português, alemão e inglês). O Museu da Cidade do Recife fica na Praça das Cinco Pontas, São José. Funciona de 9h a 17h, de terça a domingo. O acesso é gratuito.

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Andréa do Rego Barros/ Divulgação / PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *