“Entre a Cruz e o Torá” no Agreste

Depois de se apresentar na Região Metropolitana do Recife, no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Norte, e de marcar presença em vários festivais – inclusive no exterior – o espetáculo Senhora de Engenho entre a Cruz e o Torá movimenta hoje o Agreste de Pernambuco. É que o grupo  de teatro faz duas apresentações nessa sexta-feira, no município de Brejo da Madre Deus, localizado a 227 quilômetros do Recife.

O texto é baseado na história real, quase lendária, da portuguesa Branca Dias, e relata a sua luta para se manter fiel  à fé judaica, mesmo enfrentando a Santa Inquisição em Portugal. A perseguição lhe rendeu passagem pelo cárcere, o preconceito e a intolerância. Fugida de Portugal, encontra abrigo em Pernambuco, no Brasil colônia de 1550. Em meio a conflitos familiares, Branca Dias torna-se a primeira mulher a dar aulas, e assume o comando do Engenho Camaragibe (município onde o espetáculo fez longa temporada).

Interessante  é que a plateia participa do espetáculo  na sala de visita da protagonista. A excursão ocorre dentro do Projeto de Circulação Nacional do FUNCULTURA. A Peça tem o patrocínio e a realização do FUNCULTURA, Secretaria de Cultura de Pernambuco e Governo do Estado de Pernambuco.  A apresentação em Brejo da Madre de Deus, terá o apoio cultural da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Cultura do Brejo da Madre de Deus, com Produção local de Alexandre Balbino. Na encenação, haverá intérprete de Libras, e palestra/debate com Suzana Veiga, historiadora e doutoranda em judaísmo e em Branca Dias.

SERVIÇO:

Peça: Senhora de Engenho entre a Cruz e a Torá
Local: CRAS/Centro de Referência da Assistência Social, Rua da Câmara, s/n, Centro, Brejo da Madre de Deus-PE
Dia/Data: 12 de maio de 2017/Sexta-feira
Horário: 15:30h
Duração: 1:20 h
Censura: 12 anos
Entrada Franca/Acesso gratuito
Informações: 81: 99749-0711 / 81: 99536.4746

SERVIÇO II:
Peça: Senhora de Engenho entre a Cruz e a Torá
Local: Auditório da Prefeitura do Brejo da Madre de Deus – PE, Rua Abel de Freitas, s/n , Centro, Brejo na Madre de Deus, PE.
Dia/Data: 12 de maio de 2017/Sexta-feira
Horário: 20:00h
Duração: 1:20h
Censura: 12 anos
Ingresso: 1quilo de alimento não perecível

Informações: 81: 99749-0711 / 81: 99536.4746

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.