Esgoto no caminho do Plaza

Tido como o mais sofisticado centro de compras da Zona Norte, o Plaza Shopping bem que deveria ter mais cuidado com a saúde de seus clientes, ao longo das vias de acesso. Seu prédios – lojas e garagem – ficam ao lado de um canal infecto, na verdade um esgoto a céu aberto. O canal corre pelo bairro de Casa Forte, mas chega ao Plaza disfarçado de jardim. Hoje de manhã, outro esgoto era um problema.

Ás vésperas do Dia das Mães, de grande movimento para o comércio, Plaza Shopping tem esgoto estourado na passagem de pedestres.
Ás vésperas do Dia das Mães, de grande movimento, Plaza Shopping tem esgoto estourado na passagem de pedestres.

É que além do constante mau cheiro do canal que passa ao seu lado, os pedestres tinham que aturar esgoto estourado, jorrando pelo caminho. A fedentina estava insuportável, e os clientes do Shopping tinham que se equilibrar no meio dos canteiros ou no meio fio, para fugir da água podre. Havia quem se aventurasse a enfrentar a sujeira, um risco para quem estivesse de calçados abertos.

Vendedor de mangas – ganha a vida colhendo os frutos em quintais, praças e jardins da Zona Norte – Lindemberg Ferreira dos Santos estava impressionado com a sujeira e a fedentina. “Tenho amigos mais idosos que lembram quando isso era um manguezal, onde a população catava caranguejo para comer, e os bichos matavam a fome de muita gente”, afirma.  “Mas agora dá até nojo ver o esgoto supurando essa porcaria no meio da rua”, lamenta. “Com a invasão dos prédios, os bichos do rio foram embora, ficou a poluição  de esgoto nas ruas e restaram algumas fruteiras prá garantir nosso sutento”, diz.

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.