Conheça melhor o Teatro Santa Isabel

Está aberta a temporada de visitas ao Teatro Santa Isabel, um dos patrimônios culturais do Recife. Ou seja, ao invés de ir à tradicional casa para assistir a algum espetáculo, você pode se programar para conhecer melhor as instalações, a história e ver como funcionam os bastidores. O calendário 2017 de atividades educativas foi anunciado essa semana pela Prefeitura. Aos visitantes, são oferecidos dois tipos de visitas regulares: as Guiadas e as de Educação Patrimonial.

Mais tradicional casa de espetáculos de Pernambuco, o Teatro Santa Isabel recebe visitas guiadas.
Mais tradicional casa de espetáculos de Pernambuco, o Teatro Santa Isabel é tombado e aberto para visitas diurnas.

As Visitas Guiadas acontecem aos domingos e não exigem agendamento prévio. São três os horários disponibilizados pela administração do teatro, para grupos de, no máximo, 25 pessoas: 14h, 15h e 16h. O outro modelo de visita é chamado Educação Patrimonial. Destina-se a estudantes, grupos artísticos, centros comunitários e ONGs.  Elas só são realizadas às tardes das terças-feiras. E precisam de agendamento prévio pelo e-mail teatrodesantaisabel.educativo@gmail.com. Os dois formatos de visitas contemplam todos os espaços do teatro, desde o saguão de entrada ao salão nobre, cômodos que receberam importantes nomes da política e das artes do Brasil, tais como o imperador Dom Pedro II, Castro Alves e Tobias Barreto. O Teatro Santa Isabel é tombado pelo Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) desde 1949, e depois foi eleito como um dos 14 teatros monumentos do país. Além disso, a tradicional casa de espetáculos foi eleita pela segunda vez o melhor teatro do Brasil, pelo Cenym 2016.

Segundo a Prefeitura, o seu prédio é o primeiro e mais expressivo exemplar de Arquitetura Neoclássica em Pernambuco. Seu nome é uma homenagem à Princesa Isabel. O Teatro foi inaugurado em 18 de maio de 1850, inserindo a então província de Pernambuco numa nova fase cultural. Idealizado pelo Barão da Boa Vista, teve o projeto dirigido pelo engenheiro francês Louis Léger Vauthier.  Com as visitas guiadas, toda a história pode ser conferida de perto pelos recifenses e turistas. Quando eu era criança, meu sonho era ver os bastidores de um circo e do Santa Isabel, no qual assisti a primeira peça de teatro de minha vida: “Onde Canta o Sabiá”. Muitas crianças devem imaginar o que há por trás da magia das cortinas. Portanto, leve seus alunos, netos, sobrinhos, filhos para conhecer melhor nossa tradicional casa de espetáculos. Aproveite a visita para conferir a Praça da República onde fica um imenso baobá, primeira árvore da espécie tombada em Pernambuco. Ali ficam, também, os bonitos prédios do Palácio do Campo das Princesas, do Palácio da Justiça e do Liceu Pernambuco.

Serviço:

Educação Patrimonial: Terças-feiras (programação sujeita a alteração quando houver espetáculos)Agendamento para grupos de até 40 pessoas pelo e-mail: teatrodesantaisabel.educativo@gmail.com

Visita Guiada: Domingos (programação sujeita a alteração quando houver espetáculos)

Horários: 14h, 15h e 16h

Grupos de até 25 pessoas

A entrada é gratuita e não precisa agenda

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife

Fotos: Andrea Rego Barros/ Divulgação / Prefeitura

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *