“Parem de derrubar árvores” (5)

Taí, uma iniciativa boa. A Autarquia de Manutenção de Limpeza Urbana (Emlurb) acaba de lançar o projeto “Adote uma Árvore”. A iniciativa piloto “busca engajar a população no cuidado com o meio ambiente, a partir da adoção das plantas”, de acordo com a Prefeitura, que, desde 2013, já erradicou cerca de 5 mil árvores das ruas, parques, jardins e praças do Recife.

Com a adoção oficial de árvores, a Prefeitura espera que se reduza o índice de mortalidade de mudas, que chega a 30 por cento no Recife.
Com a adoção , a Prefeitura espera que se reduza o índice de mortalidade de mudas, que chega a 30 por cento no Recife.

“O projeto consiste em fortalecer a parceria com a própria população, e foi muito bem recebido. A ideia é que o adotante zele pela espécie, além de poder homenagear alguém ao batizar a planta”, afirma Jane Correia, assessora socioambiental da Emlurb. A primeira partida de “adotadas” foram onze árvores na Rua Dom José Lopes, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. O plantio de mudas com os adotantes foi realizado na quarta-feira. Houve entrega de “certidão de nascimento” e instalação de placas de identificação dos vegetais. São eles: Ipê-de-Jardim (também conhecido como paudarquinho) e Flamboyant-Mirim.

Antes do plantio, houve reuniões da Assessoria Socioambiental (Asa) com a comunidade. Foram os moradores e comerciantes da rua que escolheram as plantas, através de catálogo com fotos, apresentado por técnicos da Emlurb. Os “pais” adotivos são: o morador João Caetano Rodrigues, síndico do Edifício Rondônia, que vai cuidar de três árvores. As demais foram divididas entre o Studio K2, o Edifício Nossa Senhora do Carmo e a Churrascaria Pajuçara. a ação é importante porque estimula a participação do povo na gestão.Quem quiser fazer parte do projeto pode entrar em contato com a Emlurb por meio da Central 156 ou pelo telefone 3355.5524.

LEIA MAIS:

Parem de derrubar árvores

Parem de derrubar árvores (1)

Parem de derrubar árvores (2)

Parem de derrubar árvores (3)

Parem de derrubar árvores (4)

O Recife é a cidade onde mais se vê tocos que um dia fora árvores pelas ruas. E o #OxeRecife faz campanha em defesa da arborização da cidade. É contra a motosserra insana e o “genocídio oficial”. Por esse motivo, aplaude a iniciativa de plantio responsável nas ruas da cidade.  Que a medida se amplie. Mas já que foi entregue “certidão de nascimento”, é necessário que, em caso de morte da planta, o “pai” adotivo se envergonhe de receber uma certidão de óbito. O documento deveria ser entregue pela Emlurb, com o sentido de cobrança moral pela eventual falta de cuidado.

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife

Fotos: Letícia Lins / #OxeRecife e Daniel Tavares / Divulgação/ Prefeitura

Acesse sempre oxerecife.com.br, o Blog a serviço do Recife e de sua gente.

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.