Um retrato do Recife em meio milênio

Um lembrete, para os que não sabem: em 2037, o nosso Recife completa meio milênio. Pois sete artistas pernambucanos se anteciparam e resolveram montar uma  exposição, a partir de uma pergunta provocativa. “Como você imagina o Recife no ano 2013?”. O resultado do Coletivo, o Baluarte, pode ser visto a partir dessa quinta-feira, no  Museu da Cidade, que fica no Forte das Cinco Pontas, localizado no bairro de São José. O nome da exposição “Recife Sentido, Sentido Recife”. E a mostra antecipa o aniversário de cinco séculos da capital pernambucana. A abertura da mostra ocorre às 19h, e a  exposição fica em cartaz até 24 de fevereiro.

A curadoria é de Sandro Vasconcelos. A exposição reúne obras inéditas dos artistas plásticos Abraão Figueiredo, Alexandre Almeida, Emerson Pontes, Fabio Rafael, Marcelo Figueiredo, Paulo Regis e Romero Pontes. São 15 trabalhos distribuídos em desenho, fotografias, esculturas e pintura. As obras, produzidas a partir dessa provocação entre os artistas em junho passado, trazem referências ao Recife em suas diversas épocas, do antigo ao atual.  Emerson Pontes , em fotografias, faz referências à histórica Praça da República. Fábio Rafael traz os emblemáticos baobás em desenho em carvão sobre lona. O Rio Capibaribe está nas aquarelas de Abraão Figueiredo, enquanto as praças do Derby e de Casa Forte são mostradas por Romero Pontes em quadros de técnica mista, de acrílico sobre tela e colagem. E por aí vai.

Em objetos, Paulo Régis faz referências à conturbada Avenida Conde da Boa Vista e apresenta máquinas do tempo – confeccionadas em esculturas de metal, vidro e madeira – nas quais convida o visitante a buscar panoramas da cidade. O Recife dos mascates e do comércio informal está presente com Marcelo Figueiredo em objetos e pinturas de acrílico sobre madeira.  Vale a pena visitar a exposição. Até para sentir o que foi o Recife, o que é e como será. Isso, claro, na visão dos artistas.

Serviço

Abertura da exposição “Recife Sentido, Sentido Recife”

Quando: 19 de janeiro

Horário: às 19h

Visitação: 20 de janeiro a 24 a fevereiro de 2017

Horário: 9h às 17h

Onde: Museu da Cidade do Recife – Forte das Cinco Pontas, São José, Recife.

Entrada: gratuita

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife

Fotos:  Andrea Rego Barros / Divulgação / Prefeitura do Recife

Acesse sempre oxerecife.com.br, um blog a serviço do Recife e de sua gente.

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.